15-dicas-de-violão-para-iniciantes-como-aprender-rapido-violão-iniciante-violão-1.png
15-dicas-de-violão-para-iniciantes-como-aprender-rapido-violão-iniciante-violão-1.png

Violão Para Iniciantes – 15 Dicas Para Aprender Rápido

Ter um violão na mão ou por perto e não saber tocar nada é quase uma heresia. Por isso, aqui vai umas dicas de violão para iniciantes para você começar logo e tirar os seus primeiros acordes no violão. Mas se engana quem acha que tocar violão é fácil, ou que não precisa de algumas orientações. Sobretudo, se você é iniciante no violão. Como há sempre perguntas e dúvidas, segue 15 dicas de violão para iniciantes.

Você verá aqui:

1ª. Qual violão para iniciantes comprar? Preciso de um topzera?

Claro que você não vai precisar de comprar um violão top de linha ou um destes mais caros. Sabe o por quê? Por que você é um iniciante e provavelmente não saberá tirar proveito desta vantagem. Imagina você ter um carro super rápido mas não conhecê-lo ou não saber as técnicas para ser um bom piloto. Tenho certeza que o lendário piloto Michael Schumacher poderia ganhar de qualquer um de nós mesmo com um carro muito pior.

É algo por aí, esta comparação pode ser feita em diversas atividades diferentes. Se o seu poder aquisitivo for um pouco melhor, então comece por um violão melhor. Com madeiras boas e bom conjunto de cordas. Se quiser saber qual violão comprar e leia este texto com várias dicas acesse aqui.

2ª. Dê o seu jeito e arranje um violão

Se você não pode comprar um violão pegue um emprestado. Ainda há muitas pessoas que possuem um instrumento parado em casa. E uma boa justificativa para dar é que o violão parado pode acabar estragando, colocar ele em movimento é melhor.

Assim, com um violão emprestado você já aprende algumas coisas sobre o instrumento e neste tempo, já vai juntando uma grana. Quando for comprar o seu já saberá melhor como comprar um bom violão. Vai por mim, essa dica é excelente!

3ª. Eu não tenho violão e nem posso comprar um agora. O que faço?

Se você não tem violão e nem pode comprar um violão pode parecer tudo perdido, mas não, tenho algumas dicas. Vamos lá! Tente juntar uma grana, um violão não é tão caro. Faça trabalhos temporários, podem resolver o seu problema. Trabalhe como garçom, passeie com o cão dos vizinhos, seja babá de algum conhecido, venda alguma coisa que você tenha ou venda algum serviço que você saiba fazer.

Experimente trocar algo que você tenha por um violão. Um celular, um tablet, bicicleta ou qualquer coisa que valha alguma coisa. Uma boa dica é procurar por pessoas que estão vendendo violão no Facebook Marketplace, no Mercado Livre ou no OLX. São sempre mais baratos.

Veja se não há associações culturais na sua cidade ou região. As vezes ONGs ou instituições cedem um violão enquanto você estiver ligado a elas fazendo aulas. Dê um google, pergunte as pessoas, se informe.

Igrejas de forma geral sempre precisam de músicos. Assim você pode começar por lá e quem sabe descolar um violão. Você aprende violão e toca em reuniões da igreja, pode ser uma interessante forma de aprender. Foi assim que eu consegui meu primeiro violão, na verdade, foi minha mãe quem conseguiu um, mas isso é outra história, depois eu conto!

Se você quer aprender a tocar violão dê o seu jeito.

4ª. Sobre o melhor tipo de corda para iniciantes no violão, cordas de aço ou nylon?

Sem sombra de dúvidas um bom violão para iniciantes são de cordas de nylon. Um violão para iniciantes de nylon é mais macio e você pode aprender mais rápido, pois seu dedo vai doer menos.

5ª. Aquela dor que incomoda os iniciantes no violão, como faço para livrar-me delas?

Criar calos na ponta dos dedos é uma condição essencial para tocar violão ou qualquer outro instrumento de corda. É normal a dor nos dedos, e segure que vai passar, mas há uma condição para a dor passar, você precisará continuar estudando e quanto maior for a frequência, mais rápido a dor passa.

Keep calm and keep study guitar.

6ª. Sobre a frequência e quanto tempo devo praticar violão?

O ideal é praticar todos os dias. Se contudo não der, tente estudar pelo menos 3 vezes na semana.

Não precisa ser muito tempo 15 minutos já faz uma boa diferença desde que contínuos. O ideal é marcar um dia e horário na semana pra praticar. E nos finais de semana você estuda um pouco mais.

7ª. Persistência e Dedicação!

Persistência e dedicação são palavras que devem fazer parte da sua rotina, pois há dias que as coisas não vão mesmo. Daí precisamos de persistência e continuar mesmo que esteja ruim.

A dedicação vem junto, o seu compromisso com a tarefa de aprender é essencial. Dedique-se um pouco por dia, por semana e depois de um ano você vai enxergar o quanto você aprendeu.

15 dicas de violao para iniciantes
15 dicas de violão para iniciantes

8ª. Preciso estudar teoria musical?

Se você não estudar teoria musical será como querer caminhar com apenas uma das suas pernas. Você vai se locomover, mas a longo prazo caminhar com as duas pernas vai te levar muito mais longe. A comparação, eu sei, não é muito boa. Mas a ideia é esta.

É preciso saber nomear as notas, acordes, cifras, entender o vocabulário musical etc. Você pode até tocar alguns acordes, mas o que vai te dar independência de aprender músicas por você mesmo, é saber teoria musical de verdade. Tendo prática e conhecendo o básico de teoria musical você conseguirá aprender muito mais. Acredite, não tem muito jeito.

9ª. Como vou saber qual dedo usar nos acordes, dedilhados?

Atenção com qual dedo usar, pois você deve aprender qual dedo utilizar para fazer os acordes, solos e dedilhados. Já tem um profundo conhecimento musical que chamamos de técnicas que são utilizadas por vários violonistas e que são aprendidas tanto vendo, testando e que um iniciante ainda não possui esta experiência.

As vezes algum solo ou dedilhado pode ser muito mais fácil utilizando os dedos corretos. Aprender os acordes não tem segredo, você faz por você mesmo. Mas se quiser avançar, a longo prazo, será preciso compreender isto profundamente.

10ª. Comece devagar!

Muitos iniciantes no violão não tem a paciência de treinar a si mesmos, afinal é o que precisa quando for estudar sozinho. E acabam querendo tocar músicas que estão muito além da compreensão musical e do desenvolvimento técnico. Vá devagar e sempre, nunca subestime uma música aparentemente fácil no violão.

Há sempre algo à aprender, seja humilde e ouça tudo que puder das pessoas que sabem mais que você. Lembre-se daquela fábula do Coelho 🐰 e da tartaruga 🐢. Não conhece? [Leia aqui]

11ª. Concentre-se

Quanto maior for a sua capacidade de se concentrar melhor será as suas seções de estudo e mais rápido você vai aprender. A concentração é como um músculo, cada vez mais consegue levá-la adiante. Então tente sempre que começar a estudar violão focar o máximo que puder.

12ª. Tenha disciplina

Disciplina é adquirida aos poucos. Todo dia se propondo a sair do lugar, ajuda se você criar um mini hábito para tocar.

Por exemplo, você já prepara o seu chá, garrafa de água para ir praticar. Afina o violão, já vai se acalmando e entrando no clima. Defina algo pra você e teste. Veja se faz sentido. Assim você já vai preparando.

Os mini-hábitos são como rituais. Tenha o seu, crie um ritual.

13ª. Não passe o carro na frente dos bois

É muito comum iniciantes no violão queiram estudar uma música que eles gostam bastante mas que é muito difícil. Daí se decepcionam bastante pois como diz o velho ditado popular: “passam os carros na frente dos bois”.

É preciso ter calma, ser humilde e aprender cada habilidade no seu tempo. Comece com músicas fáceis para violão, músicas com poucos acordes, acordes com poucos dedos. Assim será muito mais fácil e divertido tocar violão.

14ª. Ouça discos que tenha bastante violão

Assim como para aprender uma língua será muito mais fácil se você morar num país falante da língua, para aprender a tocar violão mais rápido é preciso que você escute músicas que tenha violão.

No Youtube procure músicas com cover de violão, ou guitar cover se você quer ouvir músicas internacionais. Há vários artistas locais que usam só o violão, veja vídeos deste pessoal. Pesquise e conheça quem são. E se puder vá ouvir música ao vivo, pois esta é a melhor maneira de apreciar música.

15ª. DIVIRTA-SE!

Jamais esqueça de se divertir, afinal essa é uma das finalidades de aprender a tocar violão, se divertir com você mesmo e um violão.

Mas saiba que o violão é um entretenimento, sim sem dúvida é, mas um entretenimento que exige a sua atenção. É muito diferente de ver um filme na Netflix, sei que é obvio mas não custa relembrar. Pode ser tão bom quanto ou até melhor, pois afinal você estará se desenvolvendo. Saindo do lugar e colocando uma prática que poderá mudar a sua vida para sempre.

Mas só dependerá de você!

Relembrando as 15 dicas de violão para iniciantes:

  1. Toque em violão para iniciantes;
  2. Descole um violão ou pegue um emprestado;
  3. Não tem violão? Junte uma grana ou troque por um objeto que você não usa;
  4. Iniciantes devem utilizar cordas de nylon;
  5. A dor pra tocar vai passar, mas tem que continuar praticando;
  6. Defina os dias e horários na sua agenda para estudar violão;
  7. Persistência e dedicação são irmãs, acostume-se com elas;
  8. Estude teoria musical;
  9. Aprenda a usar os dedos corretamente;
  10. Devagar e sempre, lembre-se da parábola do coelho e da tartaruga;
  11. Concentre-se o máximo que puder, mesmo que seja por pouco tempo;
  12. Tenha disciplina, lembre-se da dica 7
  13. Não passe o carro na frente dos bois;
  14. Aprecie músicas com violão;
  15. Divirta-se essa é uma das principais finalidades de tocar violão;

Se você chegou até aqui me conte qual destas 15 dicas de violão para iniciantes faz mais sentido pra você? Qual das dicas você poderia colocar em prática hoje?

Um resumo das 15 dicas de violão para iniciantes
Um resumo das 15 dicas de violão para iniciantes

Se você tem dúvidas sobre Estudar Sozinho ou com um Professor de Violão, acesse aqui e saiba mais!!

Escrito por
Anderson Reis
Junte-se à discussão

Mateus Bustamante

Professor, violonista e arranjador, desenvolve projetos nas áreas de ensino musical e comunicação digital.

Anderson Reis

Mestre e doutorando em música, violonista e concertista clássico e também professor há mais de 10 anos.

Quer fazer aulas com o Anderson?

Instagram

Invalid username or token.

Obrigado pela visita!

Este site é fruto de uma busca incansável por um sentido maior na minha atividade de trabalho. Espero que encontre aqui conteúdos que o ajudem a avançar em seus sonhos!

Com carinho,

Mateus