4 - Escalas no Violão - Introdução | Violão Criativo

4 – Escalas no Violão – Introdução

Quer conhecer um pouco mais sobre escalas no violão? Este artigo apresenta algumas informações essenciais para quem está começando a estudar música e harmonia de forma mais seria. Entre entanto, o conteúdo que segue, é uma adaptação da apostila do meu Curso de Harmonia e Arranjo Para Violão exclusivamente para este blog, e por ser adaptado, não aprofunda em detalhes os temas.

O conteúdo a seguir foi desenvolvido para apoiar as mais de 180 aulas do curso. Portanto, é importante que o leitor compreenda que as explicações detalhadas estão em vídeo. Mas independente disso, eu acredito que este artigo irá contribuir bastante para quem está começando.

Aqui você verá:

Veja também estes dois vídeos da minha Série Guia de Harmonia Para Violão

Introdução à Escalas No Violão

Primeiramente, é importante ressaltar que escalas são grupos de notas sucessivas e organizadas para criar estruturas melódicas e harmônicas, ou seja, boa parte dos acordes e das melodias que você houve e possivelmente já toca no violão, vêm de alguma escala.

Chamamos de escalas tonais, aquelas que foram estruturadas para compor o sistema tonal. Antigamente as escalas eram chamadas de modo, no entanto isso é uma outra história e não abordarei aqui.

Neste artigo aqui, eu dou uma breve introduzida no assunto.

Tem bastante informação útil sobre escalas no violão que podem te ajudar a organizar seu aprendizado.

Escalas Comuns do Sistema Tonal

A seguir apresento as quatro escalas do sistema tonal. Muitos autores não consideram a escala menor natural como um escala tonal, mas podemos considerá-la por enquanto. Isso só é esclarecido quando estudamos mais profundamente a tonalidade menor.

Vamos seguir exemplificando em dó:

Escala Maior : dó, ré mi, fá sol, lá si (Escala vinda do sistema modal: Modo Jônio)

escala violão - maior

Escalas Menores:

Menor Natural: dó, ré , mib, fá, sol, láb, sib (Escala vinda do sistema modal: Modo Eólio)

escalas no violão

Menor Harmônica: dó, ré , mib, fá, sol, láb, si (Escala surge para solucionar problemas de questões harmônicas)

escalas no violão

Menor Melódica: dó, ré , mib, fá, sol, lá, si (Escala surge para solucionar problemas de questões melódicas)

escalas no violão

Começando Pela Escala Maior

É muito comum, apressarmos as coisas no desejo de aprender tudo de uma vez, mas ideal é controlar a ansiedade, principalmente quando o assunto é música, pois o aprendizado neste caso depende da prática junto com conhecimento teórico, e a conquista da prática só vem com treino e tempo.

Por isso, nesta primeira etapa vamos focar apenas no desenvolvimento harmônico da escala maior. O estudo da harmonia sobre a tonalidade menor implica diversas questões que tornam seu entendimento um processo mais complexo, já que ela é formada pelas três escalas (natural, harmônica e melódica).

Um estudo bem feito sobre a tonalidade maior dará a você as ferramentas necessárias para melhor compreensão da tonalidade menor mais à frente.

A Escala Maior  (Diatônica)

Toda escala é formada por um padrão de distribuição intervalar entre as notas. No caso da escala maior a distribuição é a seguinte:

T  – T  – ST –  T – T –  T – ST

Ela é formada por intervalos de segundas e em sua estrutura  intervalar, como podemos ver acima, estão presente tons e semitons. Existem inúmeros tipos de escalas com variados padrões intervalares, entre tanto, este padrão da escala maior é o mais comum na música ocidental. Nosso ouvido está bastante habituado com essa estrutura.

Ouça com atenção a sonoridade da escala maior:

Graus da Escala

A escala diatônica maior está dividida em sete graus. Estes, recebem algarismos romanos para representá-los. Cada grau recebe também um nome como podemos ver abaixo:

graus da escala musical

Montagem das Escalas no Violão

A melhor forma para compreender a formação das escalas no violão é “colocar as mãos e os ouvidos na massa”. Sempre aconselho meus alunos a montarem as escalas nas 12 tonalidades. É necessário passar por este processo que muitas vezes é tido como chato, mas que ajuda a compreender cada detalhe da escala.

Primeiro deve ser feito no papel, contando os tons e semitons e observando o surgimento de acidentes. E em seguida deve-se tocar as escalas no violão de maneira atenta ao padrão sonoro que se repete a cada tonalidade.

Existe um sistema que nos permite organizar o processo de montagem das escalas no violão e dividir todas elas em três grupos:

  1. Escala sem acidentes (Neste caso só dó maior)    
  2. Escala com sustenidos 
  3. Escalas com bemóis

Com isso teremos uma escala para cada um dos 12 sons musicais (notas). 

Após realizado esse processo de montagem das doze escalas obteremos o ciclo das quintas, que é uma forma de apresentar as doze tonalidades possíveis de maneira clara e organizada, separando por tipo e quantidade de acidentes. Falarei mais disso em outra oportunidade.

ciclo das quintas

Padrão de Digitação das Escalas no Violão – Somente Maiores

Talvez, além de querer entender sobre a formação das escalas você também esteja procurando saber como tocá-las. Saiba que estudar a prática das escalas no violão, é um outro processo bem diferente de estudá-las na teoria e pode levar anos para alcançar autonomia e controle no instrumento. Normalmente estudamos muito isso quando queremos desenvolver a improvisação ou quando focamos em técnica.

Abaixo deixo para você alguns padrões de digitação

Esta referência deve ser usada para praticar a formação das escalas a partir de um modelo de digitação. O objetivo é decorar e se familiarizar com os padrões de digitações, na mesma medida em que se localiza e identifica cada nota da escala com seu grau.

Digitação 1

(Tônica na sexta corda e iniciando com o dedo 2)

4 - Escalas no Violão - Introdução | Violão Criativo

Digitação 2

(Tônica na quinta corda e iniciando com o dedo 2)

4 - Escalas no Violão - Introdução | Violão Criativo

Digitação 3

(Tônica na quarta corda e iniciando com o dedo 2)

4 - Escalas no Violão - Introdução | Violão Criativo

Digitação 4

(Tônica na terceira corda e iniciando com o dedo 1)

4 - Escalas no Violão - Introdução | Violão Criativo

No meu Curso de Harmonia e Arranjo, você conta com módulos cheios de vídeo explicativos e com exercícios de montagem das escalas no violão.

Alguma duvida ou sugestão de temas para novos artigos? Deixe um comentário logo abaixo.

Avatar
Escrito por
Mateus Bustamante
Junte-se à discussão

2 comentários
  • Avatar José Tarcísio Gomes Lemos disse:

    Olá, Mateus, tenho acompanhado alguns vídeos, gostei muito, boa didática. Parabéns!
    Como faço para participar das aulas?
    Grande abraço!

    • Avatar Mateus Bustamante disse:

      Oi caro amigo!! Lhe enviei um e-mail ok? Forte abraço!

Obrigado pela visita!

Este site é fruto de uma busca incansável por um sentido maior na minha atividade de trabalho. Espero que encontre aqui conteúdos que o ajudem a avançar em seus sonhos!

Com carinho,

Mateus