A Era de Ouro da MPB | Violão Criativo

A Era de Ouro da MPB

Sabemos que transformações ocorrem a todo o tempo dentro da linha histórica de cada segmento artístico, mas as décadas de 30, 40 e 50 do século passado foram um marco significativo para o rumo histórico da música popular brasileira, já que as mudanças consideradas naturais foram de certa maneira intensificada devido a diversos fatores sociais.

Muitas vezes escutamos nossos pais ou conhecidos com mais idade que nós, falarem da chamada era de ouro da MPB. A partir dos anos 30 ocorreram diversos acontecimentos importantes no panorama da música popular brasileira. Este período foi uma época de grandes transformações musicais, principalmente se tratando das canções. Foram dois os motivos essenciais que determinaram tais transformações: Primeiramente, a mudança do sistema de gravação mecânica para a gravação elétrica, possibilitando o registro fonográfico de vozes de curta extensão, fator essencial para o samba que contava com interpretes com vozes graves e cheias de malícia. E o segundo motivo foi a expansão do primeiro veículo de comunicação de massa, o rádio, o que transformou a música popular em um produto destinado ao grande público. A partir daí começaram a surgir músicas de todos os tipos e gostos.

As principais características dessa era musical foram a valorização dos estilos regionais, no entanto arranjos mais complexos, ascensão do samba e da marchinha como os estilos mais populares e o surgimento de diversos novos compositores, instrumentistas e cantores.

Os estilos populares vindos do século XIX como a modinha e o lundu se transformaram. A modinha perdeu o lirismo típico e ganhou mais balanço se transformando no samba canção. O lundu se misturou com outros estilos como o jongo, criando um samba de melodia, letras e instrumentação mais complexa. Rítmos vindos do nordeste como a embolada e posteriormente o baião se destacavam nas capitais. Essa foi também uma época privilegiada para o choro principalmente do ponto de vista musical e criativo. Alguns dos grandes nomes dessa época de uma forma geral foram: Noel Rosa, Francisco Alves, Carlos Galhardo, Sílvio Caldas, Orlando Silva, Mário Reis Cartola, Pixinguinha, Garoto, Carmem Miranda, Dorival Caymmi, Cartola, Luiz Gonzafa, Jacson do Pandeiro, Alberto Mariano, Radamés Gnattali, Ary Baarroso, Luperce Miranda, Luís Americano Benedito Lacerda dentre uma infinidade de outros nomes.

Essa foi com certeza uma época marcada por uma forte efervescência criativa que explodia em diversas regiões do país em meio ao início da era comercial da música brasileira. Seu esfriamento pode ser atribuído a influencia da música e do mercado musical americano, fatores atribuídos devido a entrada das grandes gravadoras americanas no mercado brasileiro e a influência do Jazz e posteriormente do Rock ‘n’ Roll.

Avatar
Escrito por
Mateus Bustamante
Junte-se à discussão

Obrigado pela visita!

Este site é fruto de uma busca incansável por um sentido maior na minha atividade de trabalho. Espero que encontre aqui conteúdos que o ajudem a avançar em seus sonhos!

Com carinho,

Mateus