aulas de musica online
Estude música e violão online

Aulas de música online – 12 dicas e 7 vantagens

Fazer aulas de música online, mais do que nunca, é uma alternativa em tempos de pandemia. O que muita gente ainda não sabe, são os inúmeros benefícios que podemos tirar destas ferramentas tecnológicas.

No último ano tenho dado algumas aulas online, embora seja menos do que eu gostaria. Tenho dados aulas de violão online, aulas de teoria musical online e também o queridinho do momento o ukulele. As aulas são ao vivo, e personalizadas, ou seja, como já acontecem com as aulas presenciais. Por isso, vou falar aqui dos benefícios das aulas online de violão, teoria musical e ukulele que foram as aulas que ministrei por enquanto.

Os recursos para aulas de música online ao vivo

Muitos são os recursos para fazermos aulas de música online ao vivo. Entre eles são os programas, sendo o mais consagrado, o velho e conhecido Skype. Porém há outras formas atualmente. Alguns softwares para transmissão de aulas online que conheço são:

  1. Skype
  2. Zoom
  3. Sair para curtir
  4. Whereby

Contudo, as aulas podem ser feitas simplesmente por uma chamada no Whatsapp ou Facebook Messenger. Mas tenho visto relatos falando da instabilidade destas últimas plataformas que me referi. Podendo haver atrasos, imagens congeladas e áudios não sincronizados, o que acho péssimo. Tudo o que não quero numa aula online de música. Pois o que quero é ter uma experiência tão boa quanto a presencial, quiça até melhor!

Para isto acontecer satisfatoriamente, é preciso uma webcam, um microfone e uma boa conexão com a internet. Os itens citados acima podem ser utilizados simplesmente utilizando o seu companheiro de bolso, o seu celular. Este espertinho tem todos estes recursos e você pode utilizar o seu fone de ouvido que, geralmente, possui microfone para ter uma maior clareza para a captação do seu áudio.

Uma boa conexão é essencial, vai aqui uma dica para as aulas de música online, tente manter-se perto do seu roteador, se for usar o celular, ou use um cabo direto no seu computador/notebook. Desta forma você vai ter uma transmissão mais estável e sem chateações na hora da sua aula de música online.

Já que estamos falando de dicas, segue algumas para você.

Dicas para ter uma boa aula de música online

Dica 1 – Iluminação

Faça as aulas com uma luz a seu favor. É muito comum as pessoas sentarem de frente a uma janela, ou fonte de luminosidade com a luz incidindo diretamente na câmera. Assim não dá pra ver direito o aluno, vê-se apenas uma sombra. Use a luz ao seu favor.

Se for fazer aulas à noite pode ser interessante usar luzes artificiais. Veja algumas opções nestes links abaixo.

São 2 opções de Ring light

Kit Completo Ring Light Com Tripé Dimmer

RING LIGHT LED SELFIE 10″ COM TRIPÉ LUZ P\ CELULAR

E duas opões de Softbox

Kit Softbox Octogonal 55cm C/Lampada 125w + Tripé 110v

Sinceramente, o kit este tem o melhor custo benefício e o valor está excelente.

Kit de Iluminação Duplo com Softbox 50x70cm de Soquete E-27 Embutido e Tripé de 2 metros

Mas se não quiser gastar com luz artificial, vamos a segunda dica.

Dica 2 – Dia

Prefira fazer aulas durante o dia para poder aproveitar a maior e melhor fonte de luz do universo, o sol. Se não puder usar o sol, utilize uma luminária, abajur ou qualquer outra fonte de luz para o professor poder te ver plenamente.

Dica 3 – Adaptação

Se você faz aula de música presencial vai sentir diferença na aula de música online. Então não veja o que você está possivelmente perdendo e perceba os ganhos. Se adapte e tire o proveito da nova situação. Aprenda.

Não será a mesma coisa da aula presencial. Já tenha isso na cabeça e vai de coração aberto.

Dica 4 – Local

Reserve um local adequado, se possível com pouco barulho e interrupções.

Prepare uma boa cadeira, um loca seguro e livre de distrações.

Dica 5 – Respeito

As aulas online de música são como as aulas presenciais. Deve-se manter os mesmos modos de cordialidade, respeito, disciplina e atenção. Esteja pronto antes do momento das aulas. Esteja prepara no horário marcado.

Falando nisto vamos para a próxima dica.

Dica 6 – Preparação

Prepare-se com antecedência, separe os materiais das aulas, instrumentos, violão, ukulele, guitarra, cabos, caixas, cadernos, lápis, caneta, água, lanches. Verifique que a sua internet está boa. Faça aulas num horário interessante para você.

Dica 7 – Os equipamentos

Veja se o computador/notebook ou celular estão com a bateria carregada. Não é legal terminar uma aula abruptamente por causa destes erros. Carregue o celular ou deixe o seu notebook direto na tomada. Se for fazer aulas utilizando o seu celular, não é legal fazer as aulas enquanto o seu celular está carregando, pode ser perigoso.

Assim tenha este cuidado com a sua própria segurança.

Uma webcam que recomendo – Webcam Logitech C922 Full HD 1080p – ela é simples e boa.

Dica 8 – Modo avião

Em celulares e computadores com sistema operacional mais novos é possível estar conectado ao Wi-Fi e ativar o modo avião. Desta forma você evita interrupções indesejadas, são notificações de apps, emails, sinais sonoros, lembretes e etc. No celular desative notificações de redes sociais, aplicativos.

Deste modo serão menos sinais visuais e sonoros para filtrar e desta forma maximizar a atenção e absorção de conteúdo. Se você estiver conectado no Wi-Fi no seu celular é possível sim estar conectado e no modo avião.

Dica 9 – Orientação da câmera do celular

Se for fazer as aulas de música online com celular coloque-o deitado para pode aumentar a visualização lateral. É mais recomendável pois assim o professor pode ver o aluno e também o instrumento. Seja aula de violão online, ou aulas de ukulele, guitarra, banjo, cavaco etc. Assim é mais fácil de ver cada detalhe da técnica, postura como um todo.

Já que falamos da orientação da câmera, vamos falar do enquadramento.

Dica 10 – Enquadramento da câmera

Você não precisa ser um cineasta para fazer um bom enquadramento e tirar um bom aproveitamento da aula. O professor de música com certeza vai ter esta preocupação, para assim ter uma boa visualização das informações que ele vai te passar. Desta mesma forma é interessante que você tenha esta preocupação. Tente enquadrar bem o que é importante o que o professor veja, sua mão, seu instrumento e seu corpo.

Dica 11 – Suporte para celular – tripé

Para ter uma boa orientação e enquadramento para sua aula é pode ser interessante ter um suporte ou um tripé para o seu celular. Experimente ter um recurso como este, tenho certeza que você não vai se arrepender de ter um equipamento específico para este fim.

Vai evitar possíveis quedas do seu celular.

Dica 12 – Captação sonora

Como estamos falando de aulas de música online, é interessante que se tenha uma boa qualidade de captação sonora. Assim o professor poderá ouvir todas as nuances da sua aula seja de violão, canto, ukulele etc.

Há atualmente nos mercados microfones condensadores que podem se conectar tanto no seu celular como no seu computador. Eles se conectam via USB e são de uso muito fácil. Segue algumas opções para quem quiser se equipar para as aulas.

Microfone Estúdio Profissional Bm800 – Mic muito recomendado por outros profissionais.

Após estas 12 dicas de como ter uma boa aula de música online vamos conhecer as vantagens desta forma de aula.

7 Vantagens de fazer aulas online de música

aulas de musica online
Nada melhor do que ficar em casa e aprender a tocar violão online, junto com tudo que você mais gosta por perto.

As aulas de música online estão cada vez mais populares em diversos segmentos do ensino, seja aulas particulares, instituições e universidades.

Vantagem 1 – Deslocamento

Deslocar nos grandes centros urbanos é um incômodo que deixa de existir, sobretudo em horários comerciais onde há mais pessoas deslocando.

Assim as aulas de música online possui esse enorme benefício. O que nos leva a segunda vantagem.

Vantagem 2 – Tempo

Este ser que devora tudo e a todos, com as aulas de música online tem o seu trabalho dificultado. Menos tempo no trânsito se torna mais tempo para estar com as pessoas que são importantes nas nossas vidas.

Os pais que muitas vezes precisam levar os filhos para os estúdios ou escolas de música podem se preocupar com outras atividades. Ou podem participar das aulas online deste modo participando ativamente na formação dos filhos.

Vantagem 3 – Segurança

Com as aulas online de música há também um ganho considerável de segurança, uma vez que não se é submetido as casualidades do trânsito. E também as eventualidades que, infelizmente, se tem devido a desigualdade social.

Vantagem 4 – Aulas em qualquer lugar

Sem a necessidade de deslocar independente de onde se está as aulas podem acontecer. Basta ter uma conexão boa de internet e Violá já está pronto para ter aulas.

Vantagem 5 – Transportar instrumentos

Com aulas de música online não há necessidade de carregar nenhum instrumento. Aquele inconveniente de colocar instrumento no estojo, juntar os materiais de estudo etc.

Se você tem instrumentos de qualidade isto é ainda mais relevante e se possui instrumentos grandes não ter que carregar é uma grande vantagem.

Vantagem 6 – Prevenção

Como nas aulas online de música não há o contato físico, professor e aluno estão livres de transmissão de doenças infecciosas. Deste modo todos ficam mais seguros seja com doenças triviais como uma gripe e numa crise de pandemia como o Covid-19.

Vantagem 7 – Gravação das aulas

As aulas online podem ser facilmente gravadas com os inúmeros aplicativos de gravação de telas. Assim o professor poderá gravar toda a sua aula e você pode rever quando quiser. Outra possibilidade seria a gravação de momentos específicos ou pontos chaves da sua aula de música online. Como exercícios, ou partes difíceis de uma música.

Falei até aqui das aulas que acontecem ao vivo, mas há outras formas de fazer aulas de música online. Como aulas online gravadas e aulas ao vivo em grupo.

Aulas de música online gravadas

As aulas de música online gravadas se diverge das ao vivo devido ao grau de personalização. Enquanto nas aulas ao vivo o professor de música pode direcionar 100% da atenção para te guiar e auxiliar, o mesmo não acontece com as aulas gravadas. As aulas gravadas possuem um programa próprio no qual muita das vezes o professor pensou no que poderia atender um público geral.

Ou seja, um maior número de pessoas possíveis. Assim as técnicas e o repertório são escolhidos afim de trabalhar questões técnicas importantes para o iniciante, assim como um repertório largamente conhecido. O benefício deste tipo de aulas são o baixo valor de investimento por parte do iniciante na música, em relação a aula individualizada.

O professor de música também consegue ajudar mais pessoas tendo menos trabalho, uma vez que ele faz o trabalho de gravar apenas uma vez.

Mas se engana quem acha que é fácil fazer este tipo de curso. Pensar nas múltiplas possibilidades, escolher o repertório, preparar o material e gravar. Ultimamente, tenho pensado neste formato de aulas para facilitar ainda mais os custos para os possíveis interessados nas aulas que ofereço.

Por isso, você pode adquirir um programa de aulas gravadas de violão para iniciantes. No qual o objetivo é aprender violão rápido, em apenas 20 horas.

Serão oito semanas de aulas que serão liberadas aos poucos para dar tempo de ir absorvendo o conteúdo das aulas.

Pois, não adianta informação somente, é necessário prática. Deste modo você vai aprender violão facilmente e na “dosagem” certa, nem a mais nem a menos.

Como outro dia vi uma frase interessante que dizia assim:

Conhecimento é informação colocada em prática
autor desconhecido

Deste modo, afim de auxilar os alunos iniciantes matriculados e para sanar possíveis dúvidas individuais, serão transmitidas aulas online ao vivo para todos os matriculados.

Além dos grupos individuais online e o fórum fechado que estará acessível apenas aos alunos.

Os interessados podem fazer tanto aulas de violão online como aulas de ukulele online.

Para quem deseja aprender harmonia online pode acessar à página referente há um Curso Completo de Harmonia no violão.

Acessem a página aqui e saibam mais sobre o curso.

Aulas online de música ao vivo em grupo

Este tipo de aulas de música online também oferece um grande número de vantagens. Uma destas vantagens se dá devido ao baixo valor de investimento por parte do aluno iniciante. Pois o valor é praticamente, digamos, rateado com outros alunos.

As aulas também possuem um programação do qual o professor, geralmente, já tem experiência com as aulas ministradas anteriormente. Assim os alunos terão acesso há um material que já foi testado e revisto diversas vezes.

Neste formato os alunos terão acesso há uma sala de aula online de música no qual o professor irá transmitir o conteúdo das aulas. O interessante deste tipo de aulas é que os alunos das aulas de música online, poderão interagir e tirar as suas dúvidas no momento em que acontecem as aulas. Então neste formato de aulas a interação acontece ao mesmo tempo que você aprende.

Sendo, portanto, um grande diferencial. Além disso, destaco também a possibilidade de interação com os outros alunos. Criando assim possivelmente uma comunidade muito efetiva de alunos que se ajudam e desafiam mutuamente.

Você pode aprender música desta forma, através do programa de aulas do Violão Interativo, que visa exatamente esta dinâmica.

Nas aulas do violão interativo você terá acesso a 3 módulos de aprendizagem.

Um módulo de aulas de violão aplicada ao choro brasileiro online, outro referente à iniciação ao violão clássico online e mais uma referente a criação e improvisação musical online.

Desta forma dá para ter acesso há uma excelente informação sobre o violão por professores de música atuantes em cada uma das possibilidades do violão. Sendo assim, o aluno terá acesso há três cursos pagando apenas uma vez.

Aulas de música online - 12 dicas e 7 vantagens | Violão Criativo

Se quiser saber mais sobre o programa do violão interativo clique aqui.

Conclusão

Como podemos ver são várias opções para fazer aulas online de música. Para você que quer fazer aulas particulares online que é uma opção para quem deseja um atendimento individualizado até uma opção mais em conta.

Foram várias dicas e vantagens para você continuar aprendendo em qualquer lugar que estiver.

Resumindo:

Dicas para ter uma boa aula de música online

  • Dica 1 – Iluminação
  • Dica 2 – Dia – Faça aulas de dia
  • Dica 3 – Adaptação
  • Dica 4 – Local
  • Dica 5 – Respeito
  • Dica 6 – Preparação
  • Dica 7 – Os equipamentos
  • Dica 8 – Modo avião
  • Dica 9 – Orientação da câmera do celular
  • Dica 10 – Enquadramento da câmera
  • Dica 11 – Suporte para celular – tripé
  • Dica 12 – Captação sonora

7 Vantagens de fazer aulas online de música

  1. Deslocamento
  2. Tempo
  3. Segurança
  4. Aulas em qualquer lugar
  5. Transportar instrumentos
  6. Prevenção
  7. Gravação das aulas
Avatar
Escrito por
Anderson Reis
Junte-se à discussão

Obrigado pela visita!

Este site é fruto de uma busca incansável por um sentido maior na minha atividade de trabalho. Espero que encontre aqui conteúdos que o ajudem a avançar em seus sonhos!

Com carinho,

Mateus