Batida de samba

Como Tocar Samba no Violão – Batida de Samba

Você verá aqui vídeos, dicas e vários exercícios sobre ritmo de samba no violão.

Vídeo: Como tocar samba no violão

Quando falamos de ritmo, o Brasil certamente é referencia em variedade e qualidade. Entretanto transpor para as cordas as funções de diversos instrumentos de percussão não é uma tarefa simples. Assim sendo, o grande desafio é executar com a mão direita a função de dois ou mais instrumentos percussivos.

Exemplo de batida de samba intermediária.

Certamente a primeira característica importante do samba é o baixo dos acordes. Salvo que sempre deve ser marcado nos tempos 1 e 2 de cada compasso e que ficará por conta do polegar.

Neste primeiro exemplo de batida de samba no violão, faremos uma variação rítmica simples. Note na partitura que as vozes internas dos acordes são sempre tocadas em grupos de três notas, ficando por conta dos dedos “i – m -a” da mão direita enquanto os baixos ficam sempre por conta do polegar.

Antes de tocar compreenda separadamente os ritmos do baixo (p) e das vozes do acorde (i-m-a).

Como Tocar Samba no Violão - Batida de Samba | Violão Criativo

Toque devagar e assim, vai aumentando a velocidade aos poucos

Aulas de Violão Online

Mais informações sobre aulas aqui

04 Exemplos de batidas de samba – Baixe o eBook

Batida de Samba para Violão

Batida de Samba com alternância dos baixos

São inúmeros os temas que eu poderia abordar para ensinar como tocar samba no violão. Neste vídeo eu falo apenas de um deles, a alternância entre os baixos dos acordes. Mas será que isso é obrigatório? Assiste aí.

Episódio Completo

Na verdade eu já havia gravado um outro vídeo falando sobre este tema. Pois, este outro vídeo é para quem tá começando a tocar alguns ritmos brasileiros no violão. Além disso vai uma dica bacana sobre variar o baixo nos acordes ao tocar samba. Essa técnica é muita usada em todos os sambas, sem fazer isso não fica legal. De fato é algo essencial.

Ritmo de samba para iniciantes

Tocar samba não é fácil para quem está começando, pois os contratempos existentes nesse ritmo realmente complica um pouco a vida. Certamente, um caminho bom é pegar a variação mais simples possível, deixa-la debaixo dos dedos e depois ir pegando novas variações. De tal forma que a ideia central do ritmo vai entrando na cabeça e aos poucos vai ficando natural.

IMPORTANTE: Não é uma aula, mas apenas um bate papo.
Estude as escalas pensando oitava por oitava. Posteriormente se preocupe em dominar o braço do violão inteiro. Afinal, é mais prático e mais fácil de aplicar inicialmente.

Veja também: