Como tocar samba no Violão

Como Tocar Samba no Violão – Batidas de Samba

Olá caro visitante! Você encontrará neste artigo um copilado de diversos materiais que já desenvolvi sobre Batida de Samba. Os vários conteúdos e assuntos abordados aqui servirá tanto para quem está começando e quer entender como tocar samba no violão, quanto para quem quer dicas para desenvolver e avançar no assunto. Portanto, organize sua rotina de estudo, salve essa página porque é bastante assunto e você terá que voltar aqui várias vezes. E caso tenha alguma dúvida, deixe nos comentários!

Ritmo de samba para iniciantes – Passos Iniciais

Tocar samba não é fácil para quem está começando, pois os contratempos existentes nesse ritmo realmente complica um pouco a vida. Certamente, um caminho bom é pegar a variação mais simples possível, deixa-la debaixo dos dedos e depois ir pegando novas variações. De tal forma que a ideia central do ritmo vai entrando na cabeça e aos poucos vai ficando natural.

Vídeo: Como tocar samba no violão

E agora neste vídeo apresento como tocar samba no violão de forma detalhada uma batida de samba bem tradicional. Confesso que ela não é tão fácil, mas poderá ajudá-lo a desenvolver o início. Com paciência e persistência tenho certeza que você conseguirá.

Quando falamos de ritmo, o Brasil certamente é referencia em variedade e qualidade. Entretanto transpor para as cordas as funções de diversos instrumentos de percussão não é uma tarefa simples. Assim sendo, o grande desafio é executar com a mão direita a função de dois ou mais instrumentos percussivos.

Como tocar samba no violão, assista a varição simples

Se você curtir o vídeo poderá se inscrever no canal Violão Criativo, onde atualmente faço lives toda semana sobre violão e ensino de música.

Inscreva-se também no meu o meu canal pessoal, onde lanço vídeos tocando e falando sore vários temas artístico e musicais

Dica – Batida de Samba com alternância dos baixos

São inúmeros os temas que eu poderia abordar para ensinar como tocar samba no violão. Neste vídeo eu falo apenas de um deles, a alternância entre os baixos dos acordes. Mas será que isso é obrigatório? Assiste aí.

Na verdade eu já havia gravado um outro vídeo falando sobre este tema de como tocar samba no violão. Pois, este outro vídeo é para quem tá começando a tocar alguns ritmos brasileiros no violão. Além disso vai uma dica bacana sobre variar o baixo nos acordes ao tocar samba. Essa técnica é muita usada em todos os sambas, sem fazer isso não fica legal. De fato é algo essencial.

IMPORTANTE: Não é uma aula, mas apenas um bate papo.
Estude as escalas pensando oitava por oitava. Posteriormente se preocupe em dominar o braço do violão inteiro. Afinal, é mais prático e mais fácil de aplicar inicialmente.

4 Variações de Samba – Nível Intermediário

Variação 1 – Tradicional

Certamente a primeira característica importante de como tocar samba no violão é o baixo dos acordes. Salvo que sempre deve ser marcado nos tempos 1 e 2 de cada compasso e que ficará por conta do polegar.

Neste primeiro exemplo de batida de samba no violão, faremos uma variação rítmica simples. Note na partitura que as vozes internas dos acordes são sempre tocadas em grupos de três notas, ficando por conta dos dedos “i – m -a” da mão direita enquanto os baixos ficam sempre por conta do polegar.

Antes de tocar compreenda separadamente os ritmos do baixo (p) e das vozes do acorde (i-m-a).

Como Tocar Samba no Violão - Batidas de Samba | Violão Criativo

Ouça e toque numa velocidade média:

Ouça e toque numa velocidade mais rápida:

Variação 2 – Samba Canção

O samba-canção faz uma releitura mais elaborada dando espaço e
enfatizando a melodia da canção. Temos aqui um andamento moderado
(o mais lento dentro das vertentes do moderno samba urbano).

Como Tocar Samba no Violão - Batidas de Samba | Violão Criativo

Ouça e toque numa velocidade média:

Variação 3 – Explorando cordas soltas

Como podemos ver na partitura abaixo, temos agora uma terceira voz que será a repetição contínua da nota “si” (2° corda solta). Este recurso é muito interessante e resulta em uma sonoridade “moderna” para o acompanhamento.
Análise a partitura e perceba que temos um deslocamento de duas vozes agrupadas, um baixo pedal em “Lá” e a terceira voz (nota si).

Como Tocar Samba no Violão - Batidas de Samba | Violão Criativo

Ouça e toque numa velocidade média:

Variação 4 – Mais Balanço

No primeiro exemplo de variação, tocamos as vozes internas dos acordes sempre agrupadas, agora em alguns momentos, deslocaremos essas notas dentro da fórmula rítmica estabelecida. Ouça o áudio para entender melhor.

Como Tocar Samba no Violão - Batidas de Samba | Violão Criativo

Ouça e toque numa velocidade média:

Ouça e toque numa velocidade mais rápida:

Aulas de Violão Online

Tem interesse em fazer Aula de Violão? Não deixe de clicar e se informar sobre aulas online ou presencias (na cidade de São José dos Campos). Estou à disposição, entre em contato!

Mais informações sobre aulas aqui

Aprenda Mais Gratuitamente

Agora que você já aprendeu um pouco sobre como tocar samba no violão, acesse mais conteúdos gratuitos e aprofunde seus estudos!

Acesse também o Minicurso de Ritmos Brasileiros com mais 6 aulas sobre ritmos de música brasileira. Junto você terá acesso a um minicurso de técnica, outro de leitura musical e a muitos outros conteúdos gratuitos elaborados por mim! Acesse e saiba mais!

Preencha para acessar:

Ficou com alguma dúvida de como tocar samba no violão? Deixe nos comentários, vamos conversar sobre o tema e aprofundar nossos conhecimentos sempre. Lembrando que a sua dúvida e questionamento pode ajudar mais pessoas!!

Você também pode deixar uma sugestão de artigos ou temas que não encontrou no nosso site!