Classificação de Intervalos no Violão | Violão Criativo

Classificação de Intervalos no Violão

Intervalos no Violão

Entender classificação de intervalos no violão na teoria e na prática é uma obrigação para quem quer se aprofundar no instrumento assim como em harmonia. Este tema é também base para todo o resto que virá adiante.

Primeiro de tudo, perceba que os intervalos estão nas escalas, nos acordes e em todas as relações sonoras musicais, por isso é essencial que você dê a devida atenção a este assunto

Veja essa aula do meu curso de harmonia, ela faz parte do módulo de intervalos.

Se tiver alguma dúvida ou sugestão para novos temas, me ajude a melhorar os conteúdos. Deixe um comentário no final do artigo.

Pra que classificar intervalos?

Antes de mais nada, saiba que uso aqui a expressão intervalos no violão porque acredito que provavelmente seja este o instrumento que você toque. Além disso, se você quer entender mais sobre o tema, pressuponho que no mínimo você toque algum instrumento. Estou certo?

Talvez, você nunca tenha parado para pensar para que serve classificar os intervalo. Serve para você entender a formação das escalas e acordes e consequentemente dominar a prática musical enquanto alcança mais artonomia no seu instrumento.

Classificação de Intervalos no Violão

Classificar intervalos é um processo lógico e mental. Você pode fazer a classificação somente de cabeça, ou pode usar o violão para ajudar a encontrar e tocar as notas e assim conseguir realizar a classificação. Aliás é muito importante que no início você procure realmente os intervalos no violão. Estudando de forma sério, com o tempo sua percepção e memória musical irá melhor você conseguirá fazer isso sem o instrumento.

Classificação de intervalos quantitativa

Esta análise considera a relação numérica de uma nota para outra:

SIMPLESCOMPOSTOS
UníssonoOitava
SegundaNona
TerçaDécima
QuartaDécima Primeira
QuintaDécima Segunda
SextaDécima Terceira
SétimaDécima Quarta

Exemplos: (Aulas em vídeo com a explicação disponível no curso)

classificação de intervalos - exemplo quantitativo
sons musicais - exemplo quantitativo
classificação de intervalos- exemplo quantitativo
intervalos no violão - exemplo quantitativo

Quer saber sobre classificação qualitativa, inversão de intervalos e muito mais?

» Para saber mais sobre classificação de intervalos acesse este artigo que é uma adaptação do módulo sobre intervalos da apostila do meu Curso de Harmonia e Arranjo para Violão

Avatar
Escrito por
Mateus Bustamante
Junte-se à discussão

Obrigado pela visita!

Este site é fruto de uma busca incansável por um sentido maior na minha atividade de trabalho. Espero que encontre aqui conteúdos que o ajudem a avançar em seus sonhos!

Com carinho,

Mateus