Estudo de harmonia

Harmonia Funcional x Harmonia Tradicional

Harmonia funcional e tradicional – resumo das diferenças

A diferença entre harmonia funcional e harmonia tradicional é um assunto que dá muita margem para discussão. A verdade é que harmonia é uma coisa só. Ela basicamente se encarrega de compreender e organizar a aplicação das relações sonoras simultâneas.

harmonia funcional

No caso, a harmonia tradicional é anterior a funcional, que surge pela necessidade de uma aplicação prática e sintetizada das regras complexas e teóricas existente na harmonia tradicional. Ela se desenvolve principalmente tendo como base as funções harmônicas.

Na prática, usar a harmonia funcional é associar as sensações sonoras a funções, ou seja, os acordes possuem um objetivo. Na harmonia tradicional, a ideia função é extremamente utilizada também, porém as ferramentas de análises vão muito além onde a melodia é muito importante, já que são elas, que formam os acordes e estruturam a harmonia.

Podemos pensar também, que se na harmonia tradicional é a movimentação de cada notinha que forma os acordes, no pensamento funcional da harmonia, estabelecemos uma função para o acorde já formado, simplificando assim o processo prático de aplicação.  Justamente por isso, a ideia e toda a estrutura de pensamento funcional dentro da harmonia nasce da prática como uma maneira de simplificação e para facilitar a aplicação musical.

No vídeo acima, eu falo um pouco sobre isso e respondo a uma pergunta de uma participante da transmissão. A resposta é bem resumida e superficial, mas já dá pra dar uma breve introduzida no assunto.

Na prática

Na prática, pensar em funções é associar as sensações sonoras à funções, ou seja, os acordes possuem um objetivo. Na harmonia tradicional, a função é extremamente utilizada também, mas as ferramentas de análises vão muito além, a melodia é muito importantes já que são as diversas melodias que formam a harmonia

CURSO DE HARMONIA E ARRANJO PARA VIOLÃO

?Mais de 180 aulas em vídeos. Saiba mais.

Mais sobre harmonia no violão

Se curtir deixe seu comentário e se inscreva no meu canal do youtube!

Avatar
Escrito por
Mateus Bustamante
Junte-se à discussão

5 comentários
  • Muito bom.
    Bem explicado pra mim.
    Meus parabéns.

  • Legal o artigo deu uma esclarecida… Gostaria de perguntar uma coisa, qual das duas vc acharia melhor estudar primeiro? Pranalguem q é autodidata, começar com a funcional ou a tradicional?

    • Avatar Mateus Bustamante disse:

      Oi Diego!! Como vai?
      Cara, te aconselho começar pela harmonia funcional. Principalmente se você já toca musica popular. Será mais útil pois a harmonia funcional é uma ferramenta mais ágil para a prática musical. Depois vc vai abrindo o campo aos poucos!
      Forte abraço meu amigo!

Obrigado pela visita!

Este site é fruto de uma busca incansável por um sentido maior na minha atividade de trabalho. Espero que encontre aqui conteúdos que o ajudem a avançar em seus sonhos!

Com carinho,

Mateus