Funções Harmônicas

7 – Funções Harmônicas no Violão

As funções harmônicas são muito importantes dentro do sistema tonal, pois são elas que caracterizam os estágios de movimentação dos acordes, transmitindo desta forma as sensações que nos permite colocar significado harmônico à música.

Este artigo é uma adaptação do módulo sobre funções harmônicas do meu Curso de Harmonia Geral Para Violão. Aqui, tem importantes para a compreensão do tema, porém as explicações completas em vídeo estão disponíveis somente na plataforma de estudo.

Você verá neste artigo:

Assista ao Vídeo da Série Guia de Estudos de Harmonia para Violão. Complemente seus estudos sobre Funções Harmônicas!

Saiba que alguns pré requisitos serão necessário para você compreender melhor esta etapa de estudo.

Você deve conseguir tocar de forma intuitiva os campos harmônicos de todas as tonalidades no seu instrumento, ou do contrário será complicado a absorção do conteúdo a seguir.

Se quiser revisar o conteúdo anterior acesse aqui

Por que estudar as Funções Harmônicas?

Estudar as funções harmônicas é essencial para compreender bem harmonia, do contrário você estará preso à repetições decoradas. Seu estudo deve ser acompanhando também por um treinamento de percepção auditiva, isso é muito importante.

Dominando este assunto você conseguirá analisar músicas entendendo as relações entre os acordes, e também conseguirá de forma natural rearmonizar trocando os acordes dentro das funções e também tirar músicas de ouvido com muito mais facilidade.

No processo de movimentação harmônica, temos três funções que caracterizam cada estágio:

Função Tônica (Estágio de repouso ou relaxamento)

Função Subdominante (Estágio de movimento ou afastamento)

Dominante (Estágio de afastamento máximo e tensão preparando para o retorno)

Movimento Melódico

Antes de falarmos de funções harmônicas vamos compreender primeiro um princípio básico da movimentação melódica dentro de uma escala. O movimento sonoro da escala pode ser interpretado como um movimento cíclico com dois estágios principais, Movimento e Repouso. Tente tocar as escalas abaixo e perceber o som de acordo com a explicação nas imagens.

Exemplo em dó maior:   

movimento melódico

Mi maior:

7 - Funções Harmônicas no Violão | Violão Criativo

Graus Primários das Funções Harmônicas

Os sete graus do campo harmônico estão categorizados dentro das três funções harmônicas: Tônica, subdominante e dominante.

Os graus primários são aqueles que apresentam de maneira mais evidente o sensação de cada função.

São eles:

I  – IV  – V

Você poderá notar na imagem abaixo como a relação entre esses três graus formam um triângulo de movimentação:

Funções Harmônicas

Veja também o exemplo com os acorde já formado. As notas entre parentese representam as notas que formam cada acorde:

Graus Primários nas funções harmônicas

Graus Secundários das Funções Harmônicas

Os graus secundários são formados pelos outros acordes do campo harmônico. Eles são categorizados de acordo com a notas em comum que cada acorde possui com os graus primários.

II – III – VI – VII

Os acorde dos graus secundários de cada  função possuem três notas em comuns com o acorde de origem primária, portanto são organizados da seguinte forma:

Graus secundários nas funções harmônicas

Perceba a cima que os acordes de função tônicas estão no triangulo enquanto os acordes subdominantes estão à direita e os acordes dominantes à esquerda.

Resumo Geral

Resumindo, podemos organizar os sete acordes do campo harmônico dentro das três funções harmônicas.

7 - Funções Harmônicas no Violão | Violão Criativo

Tabela das Funções Harmônias

Funções PrimárioGraus Secundários
TônicaIIII e VI
SubdominanteIVII
DominanteVVII

O Ideal é você analisar todas as músicas que toca, encontrando e identificando a função de cada acorde na música. Dessa forma, com o tempo o processo ficará automático e você conseguirá assimilar cada sensação, desenvolvendo além da teoria a prática.

Ficou com alguma dúvida sobre o estudo das Funções Harmônicas?
Deixe sua pergunta nos comentários. Sua dúvida pode ser a de mais pessoas também! 🙂

Você também pode deixar uma sugestão de artigos ou temas que não encontrou no nosso site!

2 comentários
  • Boa noite Mateus,

    Muito legal suas explicações sobre o assunto. Me ajudou a entender algumas coisas. Sou amador estou tentando aprender um pouco mais a fundo, esse assunto me interessa bastante, acho muito legal Harmonia Funcional.

    Obrigado,

    • Avatar Mateus Bustamante disse:

      Que legal Fernando! Que bom que tem acompanhado, e melhor ainda, que ótimo que o conteúdo esteja contribuindo com você! Um forte abraço!

APRENDA CAMPO HARMÔNICO

5 AULAS GRATUITAS + PDF

Dicas para você decorar as notas, os acorde e para mudar os tons
das músicas usando o campo harmônico!

PARTICIPE GRÁTIS