Mão Direita No Violão

Mão Direita no Violão – Estudos e Técnica

A mão direita no violão é fundamental para garantir principalmente a qualidade do som do violonista. Preparei algumas reflexões sobre mão direita no violão e técnica, separei alguns vídeos para te ajudar a estudar este tema.

O que você verá aqui:

Mão direita no Violão

A importância dos estudos de mão direita devem ser observada desde o início, assim nos primeiros contatos com o violão. Mas antes de falarmos especificamente deste tema vamos nos atentar sobre o conceito de técnica:

Publiquei alguns vídeos e links no final deste artigo com dicas preciosas de exercícios para mão direita no violão, no entanto seria muito importante que você se concentrasse e se dedicasse por um instante nesta breve leitura. 😉

Técnica nada mais é do que um conjunto de métodos e processos de uma arte ou de um ofício.

Sendo assim técnica refere à maneira como executamos determinada função. No caso do violão utilizamos as mãos para alcançar o controle do som a fim de fazer música, e a técnica violonística está intrinsecamente ligada aos movimentos e posturas das nossas mãos.

Estudo de técnica

Quando falamos em estudos técnicos estamos nos referindo à reflexão e conscientização de processos práticos. Assim, podemos realizar um mesmo mecanismo no violão com inúmeras técnicas, umas mais eficientes e outras nem tanto. Podemos também fazer isso sem se quer prestar atenção na técnica utilizada, o que nos limitaria muito, pois se não refletirmos sobre a maneira que tocamos, dificilmente alcançaremos melhores resultados.

Aulas de Violão Online

Mais informações sobre aulas particulares

Observação e senso crítico

Estudar técnica nos ajuda a perceber a maneira como realizamos os movimentos e postamos as mãos e os dedos. Contudo, quando estudamos de forma atenciosa e aplicada, colocando em evidencia nossa observação sobre nosso estudo, após um certo tempo de dedicação, comprovamos os resultados e compreendemos melhor como os alcançamos. Então, através deste processo nos tornamos mais observadores e críticos em relação ao nosso som, à nossa mecânica e principalmente sobre os nossos processos de aprendizado .

Apoio do polegar da mão direita no violão

mão direita no violão

Neste vídeo apresento uma breve reflexão e uma dica para a execução de melodias e escalas. Você já deve ter percebido que a função dos dedos da mão direita se alteram de acordo com o objetivo. Para executar arpejos (dedilhados) os dedos “p i m a” da mão direita, obedecem uma certa lógica.

Mão direita no violão, algumas dicas preciosas.

O polegar de forma geral fica responsável pelos baixos dos acordes enquanto os dedos “ i m a” são incumbidos de se alternarem de acordo com o padrão rítmico e sequencial estabelecido. Já no caso de uma melodia ou escala, a técnica a ser utilizada é completamente diferente. Dessa maneira utilizamos somente a alternância entre indicador e médio. Neste caso o polegar pode ser utilizado de forma muito útil, tanto para estabilização da mão quanto para encontrar uma referência de distância para auxiliar os saltos entre as cordas.

Minicurso: Técnica no Violão

Que tal fazer este minicurso sobre técnica para violão. São algumas aulas que poderão ajudar a colocar suas mãos no lugar ideal. E o mais legal de tudo, é 100% grátis!

Você terá acesso também a outros minicursos.

mão direita no violão

Por fim, espero que você curta os conteúdos apresentados neste artigo e que seja útil para seu desenvolvimento no violão! Ficou com alguma dúvida sobre a técnica da Mão Direita no Violão? Deixe nos comentários!

Estudos Técnicos

mão direita no violão

Aproveite e já faça o download das partituras e tablaturas de alguns exercícios técnicos que estão disponíveis no meu site. Disponibilizo também várias partituras de criação própria e amigos, tudo gratuito! Aproveite e aprimore seus estudos!